AURICULOPUNTURA

 

A auriculopuntura ou auriculoterapia é um tipo de tratamento largamente utilizado pelos acupunturistas que consiste em estimular micro pontos localizados no pavilhão auricular (orelhas ) para amenizar dores e até mesmo tratar doenças crônicas.

A auriculopuntura é muito eficiente quando associada à acupuntura sistêmica (agulhas no corpo). Usada isoladamente, sua capacidade de atuação é bem pequena e acaba muitas vezes se tornando insuficiente para quase todas as situações, não sendo portanto indicado o seu uso isolado.

Estima-se que a auriculoterapia seja tão antiga quanto à acupuntura tradicional. Porém, em meados do século passado, Paul Nogier desenvolveu uma técnica particular onde foram estudados pontos auxiliares na estimulação da orelha. A técnica até hoje é conhecida como auriculoterapia de Nogier e é usada em conjunto ou isoladamente com a estimulação dos pontos chineses, conforme citado acima.

Os pontos auriculares são muito "famosos" em tratamentos de perda de peso e abandono de vícios como o do tabagismo.

Antigamente alguns profissionais adotavam um 'ponto cirúrgico' em uma certa área do pavilhão auricular. Hoje essa técnica está praticamente abolida devido a inúmeros problemas de infecção.

Os métodos mais conservadores oferecem o mesmo resultado e são bastante seguros.

Abaixo alguns exemplos.

 


A foto acima mostra uma paciente com micro agulhas inseridas na orelha

 

 

 


Aqui a mesma paciente já com as agulhas devidamente isoladas com fita micropore

 

O mais importante nesse tipo de tratamento talvez seja saber nas mãos de quem você está entregando a sua saúde.

Infelizmente existem alguns cursos que oferecem cargas horárias pequenas (ainda que amparadas pela legislação) para a conclusão de um curso de auriculoterapia. Alguns com cerca de dois finais de semana.

Fica a pergunta: você faria uma cirurgia com um profissional que estudou dois finais de semana?

Quando for fazer auriculoterapia, procure se informar da procedência do profissional e da carga horária a que foi submetido.